SINFAR e SISEPAR entregam solicitação de Data-Base ao Prefeito Wagner Rodrigues
Monike Oliveira2024-02-02T14:46:26-03:00
Presidentes do SINFAR e SISEPAR entregam solicitação de Data-Base 2024 ao Prefeito Wagner Rodrigues.
Na manhã desta quinta-feira, 01/02, os presidentes do SINFAR (Sindicato dos Fiscais e Agentes de Arrecadação da Prefeitura de Araguaína) e o SISEPAR (Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Araguaína) entregaram em mãos a proposta de reajuste salarial para o ano de 2024.
Os sindicatos reivindicam um reajuste de 15%, para cobrir a perda salarial em virtude da inflação de 2023 e reposição para alcançar a mesma valorização do salário-mínimo dos últimos 10 anos.
“O servidor municipal precisa ser valorizado! A implementação da Data-Base com um percentual digno é o mínimo que se espera da Gestão. Como exemplo, se compararmos reajuste do salário do servidor municipal e o reajuste do salário-mínimo estabelecido pelo Governo Federal nos últimos 10 anos verificamos uma perda salarial de quase 11% para o servidor do município! Isso precisa ser corrigido!” ressaltou Monike da Silva, presidente do SINFAR.

Sindicatos em conjunto entregam de ofício de solicitação da Data-Base 2024, durante evento da prefeitura.
A presidente argumentou que no decorrer de anos anteriores o Governo Federal reiteradamente aplicou um reajuste com ganho real ao salário-mínimo, isto é, reajuste acima da inflação, garantindo um ganho real ao salário e fomentando o crescimento econômico da população. “O último reajuste com ganho real que o servidor do município teve foi em 2012 com 8% acima da inflação. O que vemos aqui é a falta de valorização e reconhecimento do excelente trabalho realizado pelo servidor municipal. Cadê nosso reconhecimento? Por que a Gestão não se esforça também para melhorar a remuneração dos seus servidores?”
De acordo com dados de outubro/2023 do Portal da Transparência do município, Araguaína conta com 6.761 servidores, sendo apenas 2.430 concursados.
Para o presidente do SISEPAR, Carlos Guimarães “Os servidores municipais que tem sua remuneração reajustada pela Data-Base necessitam urgentemente de um reajuste com ganho real, assim como é praticado pelo Governo Federal. 15% é um percentual adequado a nossos servidores”.
“O desenvolvimento do Município está diretamente relacionado à prestação dos serviços públicos que está a cargo dos servidores públicos. Serviço público não é feito de paredes e prédios, é prestado de gente pra gente! Não reconhecer o valor dos servidores é corroer as raízes que sustentam a Administração Pública e é na ponta comprometer o sustento da família de cada servidor que dia após dia se esforça pelo bem-estar da população. Os servidores concursados não são uma “pedra no sapato”. São o alicerce de uma boa gestão!” ressaltou a presidente.
Os sindicatos se colocaram a disposição para discutir o reajuste com a Gestão e esperam que a proposta seja efetivada.
Texto: Monike da Silva e Carlos Guimarães. Fotos: SINFAR e SISEPAR.